Escola Parque

A Escola Municipal de Educação Infantil está localizada no município de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, Brasil. Com o conceito de Escola Parque, foi construída na área central de uma praça existente que está aberta para uso da comunidade.

O projeto de paisagismo foi concebido com base em princípios de conservação ambiental, apesar da necessidade de preservar a vegetação existente, que é composta por uma cobertura arbórea consolidada, mas não nativa. O projeto priorizou o uso de espécies nativas do bioma da Mata Atlântica para enriquecer a vegetação, condicionar o microclima e aprimorar a beleza cênica dos espaços criados. O projeto também incluiu a incorporação de espécies funcionais em jardins temáticos que permitem a realização de atividades educacionais para os alunos. O desenho dos pisos e canteiros visou integrar as áreas da praça voltadas para a cidade com os jardins dedicados às atividades de educação infantil, criando espaços de lazer, contemplação e interação com a natureza. Isso representa um conceito altamente inovador para o uso de áreas externas em escolas públicas no Brasil.

Ao redor da escola, foram criados espaços para explorar a ludicidade, utilizando as variações topográficas nas áreas de recreação ao ar livre, juntamente com uma área de pomar de árvores frutíferas nativas. O design de caminhos e subespaços em cada lado do prédio permite diversas atividades integradas dentro de uma composição vegetal que, além de seu potencial cênico, possibilita atividades pedagógicas, recreativas e de estudo ambiental por meio de estímulos sensoriais que convidam à exploração e à experiência do jardim.

Considerando diferentes estímulos, foram criados jardins temáticos, como o Jardim das Flores e o Jardim Sensorial, que estão situados ao longo de um caminho em espiral, proporcionando às crianças a oportunidade de interagir com espécies de diferentes características morfológicas e fenológicas, incluindo cores, texturas e aromas diferentes. Elementos construídos, como uma plataforma circular e um grande banco, permitem múltiplos usos. Um Jardim de Chuva integrado, onde os alunos podem observar o caminho da água, e uma horta mantida pelas próprias crianças também foram propostos. Fora da escola, na calçada voltada para a avenida, foi criada uma arquibancada para pedestres descansarem ou sentarem enquanto esperam pelo ônibus.

conclusão projeto: 2019
conclusão execução: 2021
local: São Caetano do Sul, São Paulo
arquitetura: Carolina Penna Arquitetos

Deixe um comentário